O Mundo da Vela, notícias de testes de Novas Barcos, Veleiros, Lanchas, os barcos mais incríveis, Super Lançamentos, Videos das novidades do Mundo Náutico

segunda-feira

Veleiro Argentino Desaparecido - 13 dias e 13 noites e agora temos esperanças

O Site Tomnod com imagens de 4 satélites anima a equipe a encontrar a embarcação

Último contato dos quatro tripulantes do Tunante II foi há 13 dias; eles estavam em meio a uma tormenta e com problemas no veleiro


Imagens de satélite mostram embarcação que pode ser veleiro argentino desaparecido Reprodução/tomnod.com
Voluntários teriam realizado buscas em imagens de cinco satélites e encontrado ponto branco, parecido com veleiro Foto: Reprodução / tomnod.com


Imagens de satélite que teriam sido capturadas neste domingo mostram uma embarcação à deriva a leste da costa do litoral do Rio Grande do Sul. Conforme a imprensa argentina, os registros foram comparados e podem ser do veleiro Tunante II, desaparecido há 13 dias a cerca de 360 km de Rio Grande. A Marinha do Brasil e o Consulado da Argentina em Porto Alegre não confirmam a informação.

De acordo com a publicação online infobae.com, uma embarcação parecida com veleiro teria sido encontrada por voluntários da página Tomnod — site que permite explorar imagens de cinco satélites que estão em órbita sobre a Terra. No site do tomnod, foi criada uma campanha para que voluntários se concentrem nas buscas da embarcação por meio de tais registros. Até a manhã desta segunda-feira, mais de 30 mil pessoas já haviam se engajado na causa, informava o site.


Conforme o Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), voluntários enviam diariamente imagens de satélite com possíveis vestígios do veleiro. Os supostos registros são analisados e, se consistentes, são verificados "in loco" por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e embarcações que auxiliam nas buscas. Até a manhã desta segunda-feira, no entanto, não havia sinais da embarcação.

— Milhares de pessoas estão fazendo essas buscas por meio de imagens de satélite, mas até o momento não temos nada que possa levantar qualquer suspeita ou indicativo do local onde está o veleiro — afirmou a primeira-tenente Melina Brum Cezar Paim, assessora de comunicação do Com5ºDN.

De acordo com o último balanço divulgado pela Marinha, até a noite do último sábado aviões da FAB já haviam realizado 132 horas de voo sobre a área onde as buscas estão concentradas e cerca de 43,1 mil quilômetros quadrados já haviam sido rastreados.

O veleiro Tunante II tem quatro tripulantes: Jorge Benozzi, Mauro Capuccio, Horacio Morales e Alejandro Vernero. Os quatro amigos saíram de Buenos Aires e tinham como destino o Rio de Janeiro. A previsão era de que a viagem a passeio levasse 15 dias até o destino final.

O último contato dos tripulantes com familiares foi há 13 dias, quando fizeram contato por meio de celulares satelitais e avisaram que estavam em meio a uma tormenta, com problemas na embarcação. Familiares dos quatro tripulantes estão no Brasil desde a semana passada para acompanhar a procura pelo veleiro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...