Mudando completamente o jogo, o Spindrift recuperou todo
seu déficit e abriu vinte e seis milhas de vantagem ao recordista
Banque Populaire. Da meia noite GMT até o ultimo
posicionamento o ganho foi de 175 milhas. Segunda feira,
no final da tarde, a bolina de bombordo foi danificado em
uma colisão com um objeto flutuante não identificado ao
norte das Ilhas Kerguelen. O winglet quebrou na colisão.
A tripulação realizou imediatamente um diagnóstico completo,
especialmente no interior do flutuador, onde um pequeno
vazamento na caixa da bolina foi selado pelos especialistas
a bordo, logo que as condições permitiram. Ainda é muito
cedo para dizer se o desempenho do Spindrift 2 foi afetado,
parece que não. O IDEC SPORT também avançou bastante
neste mesmo período diminuindo a diferença para 46 milhas
do recorde, lembrando que chegaram a ficar 800 milhas
atrás. Isso não é um milagre que aconteceu de repente,
mas o resultado de uma cuidadosa estratégia desenvolvida
com o seu navegador em terra, Marcel van Triest.
Segundo ele, o risco de icebergs encontrando não é tão grande
quanto a 72 horas atrás, quando um monstro 150 de metros
de comprimento foi flagrado no radar. Continuam no ataque,
navegando o mais rápido possível sobre a rota mais curta,
mesmo que isso signifique um mergulho ao sul, onde nenhum
multicasco jamais passou durante essa tentativa de recorde.
Ontem à noite, IDEC SPORT deu um jaibe a 54 ° 31 ao sul, depois
de passar ao sul da ilha vulcânica Heard. "É um vulcão coberto
de neve, que ainda está ativo. Esperávamos ver a fumaça, mas
nós não conseguimos ver nada ", disse Francis Joyon. Marcel
lembra que durante as primeiras regatas Whitbread e Vendée
Globe, quando não havia Ice Gates, alguns monocascos navegaram
tão ao sul, mas nunca multicascos. No entanto, apesar das
condições adversas, os marinheiros a IDEC SPORT estão sorrindo,
um sorriso radiante que aparece depois de duros esforços,
quando descobre que a sua aposta valeu a pena.
Tragam o Troféu Jules Verne