O troféu Jules Verne é um desafio para a mais rápida circunavegação
do planeta para qualquer tipo de veleiro, sem limite de tamanho ou tripulação.
O percurso começa e termina entre o Farol Le Créac'h na Bretanha
(França) e Lizard Point em Cornwall (Inglaterra), passando pelos
cabos da Boa Esperança, Lewin e Horn. O percurso total tem
aproximadamente 22.000 milhas náuticas. Dois monstros partiram no dia
22 de novembro para tentar quebrar o recorde de Loic Peyron e sua
tripulação no trimarã Banque Populaire V, de 45 dias,
13 horas e 41 minutos, alcançado em 2012.
Francis Joyon, comandando o IDEC SPORT (ex Groupama), com uma
tripulação de apenas cinco integrantes - dentre eles o renomado
suíço Bernard Stamm - partiu primeiro, devendo cruzar a linha
chegada até 06 de janeiro as 15:44:15 GMT para bater o recorde.
Yahh Guichard partiu duas horas depois com um time de 14 pessoas
no Trimarã Spindrift 2 (ex Banque Populaire V) e tem como
limite para finalizar antes das 17:43:51 GMT de 06 de janeiro.
Ambos os veleiros estão descendo o Atlântico Norte a toda a
velocidade e devem cruzar o Equador em dois dias. Neste
momento, depois de pouco mais de 80 horas navegadas,
a vantagem do Spindrift é de 337 milhas e do IDEC Sport 251
em relação ao atual recorde.
Embora seja muito cedo para uma previsão, ambos trimarãs
estão vivos na tentativa de quebra do recorde, a travessia do
equador é sempre uma incógnita, porém o grande diferencial
será as condições de vento nos mares do sul onde devem passar
quase um mês circunavegando a Antártica.
Já falamos deles aqui, mas não custa relembrar;
SPINDRIFT
Design VPLP
Comprimento 40 metros
Largura 23 metros
Ano de lançamento 2008
Peso 20,5 toneladas
Altura do mastro 42 metros
IDEC SPORT
Design VPLP
Comprimento 31,5 metros
Largura 22,5 metros
Ano de lançamento 2006
Peso 18 toneladas
Altura do mastro 33,5 metros
SPINDRIFT
IDEC
Guilherme Cunha