Em primeiro lugar, Obrigado a todos que comentaram,
compartilharam,
leram, debateram e enviaram e-mails elogiando e
também criticando
todos que gostam da vela como esporte e lazer,
nunca vamos ter
certeza se estamos fazendo a coisa certa!
Vamos aos fatos, ninguém está choramingando,
ninguém está pessimista
e ninguém está "rabugentando", o que está
sendo escrito aqui é o
relato das pessoas que participam da Rolex desde
quando ela
chamava Semana de vela e pode acompanhar de perto
todas as mudanças
que ocorreram durante esse período que já chega há
10 anos, então, e só
então por isso podemos falar o que sentimos sobre
os últimos acontecimentos
desse evento, que volto a dizer é o melhor e mais
sensacional do Brasil no
momento ponto! Agora dizer que está tudo
maravilhoso, pois a S40 teve
5 barcos para correr, na verdade 4, pois
o do Torben, alguns dizem
que foi doação do seu Eduardo, está tudo bem, isso
é BALELA! A coisa não
arquivos
desde 2007 e naquele ano tínhamos Classe 40,7, Skipper 21,
Delta 32 e Skipper 30, além de Multi cascos que
naquele ano correram
9 barcos!?!? Isso é saudosismo? Isso é viver do
passado?
Isso é participação coletiva e não Elitista!
Isso é constatação, a ORC realmente está
com
e trazendo novos velejadores e novos barcos na
raia, agora não
é de se admirar que os maiores barcos estejam
atualmente correndo
na MAXI RGS, se alguém contasse isso para os
velejadores em 2007,
tenho certeza que as pessoas demorariam em
acreditar, ou até
não acreditariam, pois o "patinho" feio
das classes nunca conseguiria
isso, e dizem que ela está se reestruturando agora,
BALELA!
Ela está se reestruturando a cada dia que passa e
passou, por isso
é a maior classe da RISW, que era antes uma
primazia da ORC, vejam
nos arquivos de 2007 quantos barcos que corriam na ORC
estão na RGS.
Mas esse espaço não é para isso, é para falar de
fatos, e os fatos parecem
que não são totalmente observados e o que mais
chama a atenção é o tratamento
que é dado para NÓS da RGS, em primeiro lugar
colocam os barcos em
um Pier que não tem água, pelo amor de DEUS, seria difícil
puxar um sistema
de Água para os barcos que estão no Pier da
Desilusão, eu falo isso, pois no ano
passado tinha um pessoal de Santa Catarina que
dormia no barco e tinha necessidade
de água e falaram isso, como pode um pier que não tem
água no Iate Clube de Ilhabela, no estado mais rico
do Brasil
fomos iludidos e agora é tarde.
São 400 reais para você se sentir um renegado!?!?!
Isso é melhora? isso é VERGONHA de acolher os
nossos irmãos velejadores desse jeito!
Eu já fui 2 vezes para Santa Catarina e posso dizer
o tratamento lá é BEM
melhor que o que dispensamos a eles aqui. Outra
coisa que eu
não sei na cabeça de quem passa que isso é correto,
premiação
diferenciada, isso começou em 2010 se eu me lembro,
e quando isso aconteceu,
todos com que eu tive chances de conversar usaram
um bordão
do Tio Boris, isso é uma vergonha! novamente volto
a dizer, por que isso
acontece? As pessoas pagam o mesmo preço, estão
velejando no mesmo local, estão
convivendo na canoa de cerveja tomando a mesma
marca de 2ª linha e na
hora da premiação tem que ser separados? Ok, já foi
dito.
Eu sei que parece que as coisas não funcionam,
funcionam sim e muito
bem, claro que certas coisas tem que ser melhoradas
e faladas, e mudadas,
e a "Mídia Especializada", só fala que
tudo está bem que foi um sucesso a HPE, que
a S40 com seus 5 barcos fantásticos e modernos que
o Torben correu neles e isso
e aquilo, mas nunca avaliam o evento, pois assistem
pelas fotos e vídeos
disponíveis e não pela lente fina a ampliada da
pele!!
Agora finito! Vamos aos destaques que eu pude
acompanhar e ouvir
de todos, pois entenda eu converso com velejadores
que conheço e os
que nunca vi na frente e pergunto, indago, discuto
e tento reproduzir
nessas páginas que a terra irá de comer um dia,
quais são
os assuntos em voga nessa RISW. Vou começar pela
Classe C30
do Tarcisio Matos e do Guilherme Cara, é incrível,
que barco bonito,
bem feito, moderno, sensacional, anda bem e é um
incentivo a vela
nacional, sim, pois pode se tornar uma classe de
upgrade para quem está na HPE que
sobre a questão de profissionais na tripulação e
conservo a minha opinião e parece
que eu estava certo, pois novamente o Tio do Massa
ganhou e
isso pode prejudicar a classe, vou explicar melhor,
essa opinião é unanime, pois
só um ganhando os que pretendem comprar um barco
desses fica preocupado
em pen$ar em bancar também uma tripula profi$$ional
para competir
de igual para igual, isso não tem nada a ver com o
barco e sim com as
permissões concedidas por pressão de primeiros,
segundos e terceiros.
Mas o Barco continua ótimo e a classe para
se tornar
excelente deveria colocar um tripulante mirim em cada
barco em vez
de profissionais que tem a sua disposição uma gama
muito maior de
barcos e possibilidades. Para finalizar, pois vocês
Caros Amigos devem
e tem um barco incrível, mas que esse ano teve
poucos barcos, talvez
em virtude da Copa Mitsubishi que ocorreu há
pouco tempo, mas que
se não crescer morre! Sim morre, vejam os exemplos
meus caros amigos:
a IMS tinha "trocentos" barcos, DEAD, a
ORC Internacional, tinha
"zilhões" de Barcos, DEAD e disseram que
o Eduardo Souza Ramos
comprou um C30, sei lá, estranho...vamos ver!
Fica o dito pelo não dito e vamos que vamos, espero que
essas linhas ajudem na reflexão.
Ah! O Vídeo que estamos divulgando agora é uma homenagem
a TODOS que participaram da RISW 2012, desde porteiros
ao Mainstream da vela nacional, esse espaço é para todos
e foi feito para o Incentivo a Vela e não para encontrar culpados
em um mundo que parece que inocentes são aqueles que ainda
acreditam no BEM!