O Mundo da Vela, notícias de testes de Novas Barcos, Veleiros, Lanchas, os barcos mais incríveis, Super Lançamentos, Videos das novidades do Mundo Náutico

quinta-feira

Almere Regatta - Sucessão de Gibes

Existe uma discussão a bordo de como proceder
quando se toma um gibe, alguns dizem que tem que soltar
a barla outros que se solta a sota e até os puristas que
preferem deixar o balão cair na água e recolher para não
forçar o mastro, enfim, qualquer uma é uma cagada
monstra, eu lembro uma vez e muitos dos amigos que
lêem esse blog também vão se recordar, em uma regata
em Ilhabela, na pauleira de vento leste, lá na ponta
das canas, quando fomos dar um gibe com uns 17 a
20 nós de vento, o responsável pela Barla não conseguiu
caçar, estava muito vento e realmente faltou "timing" e
veio um gibe, como foi uma gritaria maluca a bordo
tanto a barla quanto a sota foram soltas ao mesmo tempo
o secretário soltou o tope do balão que travou no Stoper, então
imagina a cena, o balão no alto voando muito e as escotas
balançando de um lado para outro, parecia aqueles infláveis
que os caras colocam em postos de gasolina, que são movidos
a ar e ficam com o braços balançando, hilário e triste ao mesmo
tempo, pois perdemos regata, é óbvio...
Ah! o vídeo mostra em detalhe o que você
NUNCA deve fazer, mesmo estando em Almere.

Quanto ao que fazer, eu acho que como a força está
em três pontos, sendo que 2 deles são praticamente fixos, eu
acho que o correto é soltar a sota...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...